segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Regulando o ponto do motor

Após verificar as velas, cabos de velas e que o carburador está desentupido, resolvi regular o ponto do motor. Como viram no post anterior, construí uma luz de ponto, chegou a hora de usa-la.

Antes de começar com esse ajuste é necessário certificar-se de que todos os outros itens do sistema de ignição e alimentação (carburador, filtro de ar, etc) estão em bom estado e regulados, para ter um ajuste perfeito. O procedimento é simples, vamos a uma listinha de passo a passo:

1 - Instalar a luz de ponto no cabo de vela do primeiro cilindro (também chamado pelos mais íntimos de caneco), no meu niva com motor original (e imagino que nos outros também) é o cilindro mais próximo da cabine do motorista.

2 - Ligar o motor e esperar ele chegar a temperatura normal de trabalho, no niva é 80-90 ºC. Se não esperar, vai perder seu tempo, pois vai regular o motor fora da condição ideal e quando ele chegar nela os parâmetros vão ficar todos diferentes.

3 - Afrouxar um pouco a porca na base do distribuidor, indicada em vermelho na figura a seguir:


4 - Ligar a luz de ponto e posiciona-la para verificar o ponto. No final do post tem um vídeo meu testando a luz de ponto que construí.

5 - Girar no EIXO DA BASE do distribuidor lentamente até obter a regulagem necessária. Não gire pela tampa, se fizer isso pode alterar a posição da tampa e zonear toda a regulagem.

6 - Após chegar ao ponto ideal, que varia do tipo de combustível e acessórios, aperte novamente a porca da base do distribuidor.

Obs¹: Antes de começar a regulagem, pinte de branco a indicação do ponto morto superior do 1º cilindro, isso facilita a visualização com a pistola de ponto. Não coloquei foto porque é muito ruim o angulo para bater fotos, vocês verão no video.

Obs²: No corpo do motor tem 3 marcações de avanço, a primeira é zero, a segunda é 5 e a terceira é 10.

Obs³: Se o seu carro não tem a válvula termostática, talvez o motor não chegue aos 80º-90º C. Aconselho a instalar a válvula, mas se não quiser, espere até chegar na temperatura que ele mantém em seu trabalho normal.


3 comentários:

  1. Muito bom, parabéns pelo empenho.
    Fuynha

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, qual a forma correta dos cabos de vela no motor do niva?

    ResponderExcluir
  3. Tinted guitar chords | Tioga College of Engineering
    Tinted guitar chords. Tinted guitar chords. Tinted guitar chords. Tinted camillus titanium knife guitar chords. Tinted guitar titanium engagement rings chords. ford escape titanium 2021 Tinted guitar titanium fishing pliers chords. Tinted guitar chords. Tinted guitar chords. Tinted guitar titanium 3d printer chords. Tinted guitar chords.

    ResponderExcluir