segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Saga adaptação do GNV - Parte 3/3

É chegada a hora que finalmente terminarei de falar da instalação do GNV. Durante pesquisas, descobri dois bons jeitos de fazer a instalação sem furar o carburador, passando tubos pela tampa ou mudando a mufla. Optei pela primeira, já que não estava disposto a gastar e meu uso com o carro na cidade é pouco, então o GNV não me agregaria em muita coisa. Mas não nego que se mudasse a mufla e colocasse uma entrada única do GNV, ficaria um trabalho muito mais "clean" e com a regulagem mais simples. No forum 4x4brasil tem algumas fotos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33132&page=10).

Fiz a instalação e o resultado foi ótimo! Ele funciona no GNV (quando adianta o ponto) perfeitamente, nem parece carro a gás. A única diferença é notada em altas velocidades, mas na cidade, isso não importa, já que temos muitos sinais e engarrafamentos. Uma alternativa boa para não precisar adiantar o ponto, é o uso de um variador de avanço, com ele o ponto muda automaticamente de acordo com o combustível utilizado.

A seguir, as fotos seqüenciais do processo com as respectivas explicações:


Fiz as medições com a mufla no carburador e furei as entradas das mangueiras, são os furos circulares.


Aproveitei que tinha removido a peça, lixei e pintei.


Material que precisei comprar pra adaptação: 2x sifões de cobre (material de refrigeração), 1 m de mangueira (essa medida varia com a disposição dos itens do GNV em cada carro) e 2x braçadeiras.


Local onde cortei os sifões para permitir encaixe da mangueira.


Parte inferior da mufla montada no carburador e mangueira instalada (lado do 2º estágio).


Imagens da instalação finalizada pela parte superior da mufla. Reparem que o sifão de cobre está com uma cor diferente das fotos anteriores, com as dimensões originais encostava nas paredes da entrada de ar, foi necessário um tratamento térmico (em qualquer fgão faz) para abrir um pouco mais a curva e ter esse excelente resultado.


Foto superior da instalação finalizada. O tubo de cobre se encaixa na mangueira forçando as paredes da mesma contra as paredes do furo da mufla, assim o conjunto fica todo rígio e não balança.


Foto superior da instalação finalizada com o filtro no lugar.

2 comentários:

  1. Emilio

    Realmente gostei do trabalho , como esta o consumo ?
    É uma coisa que pretendo fazer assim que colocar o carburador original no carro.
    Abraços mamao

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  2. Mano. teria a possiblidade de vc fazer um posta de como instalar o GNV? as regulagens!? gostei muito desse post. me ajudou bastante. irei fazer o mesmo no meu carro.. mas preciso ter a noção de como instalar o chicote da caixa comutadora e a regulagem do redutor de pressao.

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