Desde a primeira verificação do carro, antes da compra, eu fui avisado pelo antigo proprietário de que o automático do arranque não estava legal e segundo ele, seria necessário aperta-lo. Também me explicou que para o carro poder dar a partida, enquanto não apertasse, era necessário cutucar a peça que ela voltava ao normal.
Como sou muito curioso e gosto de tudo correto, a primeira coisa que fiz logo após adquirir o carro, foi remover o motor de arranque para verificar o tal do automático. Observem na foto abaixo a minha surpresa ao ver o estado do automático:
Ele estava com as fixações dos parafusos completamente destruidas, para apertar, só com muita reza braba e várias arruelas. Por isso que tinha que dar as cutucadas, a peça não estava fixa, só levemente apoiada.
Sabe como é, depois de 18 anos de uso, fica difícil saber se foi falha do mecânico/eletricista ou desgaste natural. Mas uma coisa eu tenho certeza, não gosto de remendo e essa peça não servia pra muita coisa no estado em que estava.
Então, vamos a luta! Peguei a peça e encotrei o seu código escrito, ZM-1650... procurei em várias lojas e nada, já vi que esse automático não é o mais popular por aqui. O que tive que fazer, foi solicitar ao vendedor que pedisse direto ao revendedor, ou seja, só pude pegar no dia seguinte, mas consegui.
Agora vem a instalação, que foi até bem simples em relação a procura da peça. Com o automático em mãos, não querendo cometer o mesmo erro que, possivelmente, o eletricista anterior cometeu, apertei o parafuso até a arruela de pressão ficar alinhada e nada mais após isso. Vejam como ficou perfeito o automático instalado no motor de arranque:
Reparem na segunda foto as inscrições do motor de arranque (CCCP), meu russinho é comunista, foi fabricado quando a Rússia ainda era União Soviética, peça de museu!!!
Obs: Faz mais de 2 meses que estou rodando com ele e o automático ainda está no lugar, provando que não é necessário um aperto absordo para fixar o mesmo.
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