quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tanque de Combustível

Todo niveiro sabe que o tanque do niva é uma preocupação, são raros os casos que alguém compra um niva e não tem problemas com o tanque. Abastecer um niva é pior que dar comida pro filho, ele adora cuspiar gasolina quando abastece ou bota tudo pra fora quando se estaciona no sol. Existem alguns (quase 100%) casos de cheiro de gasolina dentro do carro.

Porém isso não é motivo de preocupação, esses problemas são facílimos de resolver na maioria dos casos. Por isso estou aqui, para indicar-los os principais pontos a serem verificados para garantir um tanque impecável.

A seguir, uma lista dos principais problemas que podem ocorrer em um tanque, na ordem de dificuldade de verificação e solução:
  1. Mangueiras de suspiro entupidas ou quebradas, solução: trocar as mangueiras por novas.
  2. Canister danificado (após anos de uso, muito comum), solução: corrigir o canister.
  3. Linha do canister até o carburador entupido, solução: desentupir ou trocar a mangueira.
  4. Linha do canister até o carburador rachada, solução: trocar a mangueira.
  5. Falha na vedação no flange da bóia de combustível, solução: corrigir vedação e/ou reapertar os parafusos.
  6. Mangueira interna do suspiro de abastecimento fora do suporte, solução: recoloca-la no suporte ou remove-la.
  7. Rachaduras no tanque, solução: colar com araldite 24h ou soldar os pontos.
Verificando esses pontos, com certeza terá um tanque ótimo e o niva não terá mais cheiro de gasolina em seu interior, além de ficar mais educado, já que não vai mais cuspir nos outros. Comigo aconteceu primeiramente do flange da bóia estar mal vedado e posteriormente a linha do canister até o carburador estar entupida. Resolvido esses dois problemas, está tudo ótimo.

A seguir, algumas imagens para melhor ilustrar o tanque e seu funcionamento:


 Fiz esse desenho esquemático pra facilitar o entendimento do que acontece dentro do tanque do niva durante o abastecimento quando ele está normal, com problema e com a flauta que o pessoal do Nivas Gerais criou.


 Fiz esse esquema para indicar o motivo pelo qual o niva cospe tanta gasolina em dias de sol, o Betão do Grauçá (grauca4x4.blogspot.com/) que o diga, ele sofreu muito com isso na Bahia, local de clima polar (é sarcasmo gente!).




Fotos de um tanque de niva que achei a muito tempo pela net, não lembro a fonte, se alguém souber me avise pra eu colocar os créditos.


Foto da flauta que o pessoal do Nivas Gerais desenvolveu, muito bom o trabalho deles.


3 comentários:

  1. Bom dia!
    Quero fazer apenas um pequeno comentário, que acho se faz necessário...S
    Se estiver errado, já pesso desculpas!!!
    -Mas o Kit Flauta não é criação do Rui Scherer Ehrenbrink?

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  2. Ola amigo. Uma duvida: onde sao ligados os dois canos superiores da flauta?

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