terça-feira, 27 de setembro de 2011

Termotape na descarga

Um problema típico no niva é o excesso de aquecimento interno, ele foi feito para a sibéria e calor lá não é problema, é solução! Só que o Brasil é um pais tropical e até onde me lembro não tem nenhum lugar no território nacional que tenha clima polar.

A pior fonte de calor no interior do carro é o cano de descarga, que passa por baixo do piso do banco do carona e por isso o piso fica bem quente, as vezes a ponto de queimar a mão. Para resolver esse problema, após alguma pesquisa, resolvi aplicar a termotape.

O que é a termotape? É uma fita feita em fibra de vidro (no passado já foi fabricada em amianto) que é enroscada ao cano de descarga do veículo, de forma a impedir a perda de temperatura do mesmo e protegendo o fundo do veículo. Os fabricantes anunciam outras vantagens nesse método de isolamento térmico, mas no meu caso só me interesso por essa. Utilizei 10 m da termotape de 3 mm, já que foi a mais espessa que encontrei e por isso o maior isolamento.

Instalei e o resultado foi excelente, já consigo sair de dentro do carro em um dia de sol sem sentir frio, já que ele ficava (passado, eba!) absurdamente quente por dentro. O resultado foi ótimo, acabou com 80% do calor no interior do veículo. Abaixo as fotos da instalação.


Aproveitei que removi o cano e pintei o mesmo, pra ajudar a conservar da oxidação (ferrugem).


Termotape enrolado no tubo de descarga, queria enrolar também no coletor de descarga, mas os 10m que havia comprado acabaram nesse trecho.


 
Vista próxima ao coletor de descarga após 3 meses de instalado o termotape.


Vista inferior do carro após 3 meses de instalado o termotape.



Um comentário:

  1. Muito bom, ja discutimos esse mesmo assunto recentemente na Aventura & Off Road, pretendo fazer isso tbm, parabéns pelo capricho e pelo blog detalhado.
    Fuynha

    ResponderExcluir